As inscrições para o Processo Seletivo Eleições 2024 estão encerradas! Assine a nossa newsletter e nos siga nas redes sociais para mais novidades.

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.



PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

O que é o RenovaBR?

O RenovaBR é uma escola de formação de lideranças políticas que busca renovar a política brasileira em suas composições e práticas. A missão é compartilhar conhecimento para fortalecer nossa democracia, ensinando alunos sobre o desenvolvimento de políticas públicas baseadas em dados e evidências.

Como posso me inscrever no processo seletivo?

As inscrições devem ser feitas exclusivamente através do número de WhatsApp (11) 4004-2688. A inscrição é gratuita e estará disponível a todos que cumprirem os pré-requisitos.

Quais são os pré-requisitos para participar do processo seletivo?

Os pré-requisitos incluem ter idade mínima de 18 anos até 15/08/2024, nacionalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, ficha limpa e ou nunca ter sido eleito, ou ter exercido até um mandato.*


*Lideranças que já exerceram um (01) mandato e estão na suplência, com possibilidade de exercer novamente o mandato ao longo dos próximos quatro (04) anos, também podem participar do processo.

**Eleitos(as) que já receberam alguma certificação de formação exclusiva do RenovaBR poderão participar do processo.


Quais são as etapas do processo seletivo?

O processo seletivo é composto por 7 etapas: O RenovaBR, Ficha de Inscrição, Contexto político (queremos saber sobre seu contexto político e atuação social prática), Ponto de Vista (queremos saber sobre como você pensa a respeito de temas importantes para a política brasileira), Cidadania em Foco (vamos apresentar alguns conteúdos relevantes sobre democracia e cidadania, e você deverá responder questões sobre os conteúdos apresentados), Vídeo-Entrevista (a partir de um roteiro, você deve enviar um vídeo diretamente no whatsapp) e Bancas Virtuais (essa será a última etapa, e você será designado(a) para uma banca onde você dialogará com outras pessoas que estão participando do processo, de forma a articular e negociar temas relevantes).


Como posso entrar em contato para tirar dúvidas sobre o processo seletivo?

Para dúvidas sobre o processo seletivo, entre em contato pelo e-mail processoseletivo@renovabr.org

Todas as candidaturas receberão um retorno?

Sim! Todos receberão um retorno sobre a aprovação ou reprovação pelo WhatsApp e pelo e-mail do processo seletivo, primeiramente para a etapa de bancas virtuais e, por fim, para o resultado final do processo seletivo.

Quais são as datas importantes para a Seleção e Formação RenovaBR Eleições 2024?

Abertura das inscrições: 09/05/2023 às 18:00h

Fechamento das inscrições: 28/07/2023 às 23:59h

Início das bancas virtuais: 19/06/2023

Quantas pessoas serão selecionadas?

As vagas são limitadas, no entanto não temos um número definido de candidaturas que serão aprovadas. Queremos atender o máximo de alunas e alunos que tiverem seus princípios e valores alinhados à missão do RenovaBR de fortalecer a democracia e transformar a realidade por meio da política em suas regiões.

Qual é o objetivo do curso RenovaBR?

O objetivo de cada curso é qualificar os(as) alunos(as) para serem agentes da transformação política, apresentando as melhores soluções para os desafios do Brasil e das cidades. Os cursos do RenovaBR são atualizados de acordo com as eleições que estão por vir, e conta com os principais especialistas do país para garantir sucesso em sua trajetória política.

Qual é a duração e o formato do curso RenovaBR?

O curso possui carga horária total de 150 horas, com aulas online, síncronas e assíncronas, e encontros presenciais. A formação começará em agosto de 2023 e tem previsão de encerramento em junho de 2024.

O que eu aprendo no curso do RenovaBR?

O curso desenvolve competências importantes para a atuação pública, como integridade, espírito público e democracia, autoconhecimento e liderança, pensamento crítico, comunicação e mobilização. Os temas do curso são divididos entre habilidades sociocomportamentais, fundamentos sobre política, políticas públicas setoriais, comunicação política e estratégia de campanhas eleitorais, além de um módulo sobre eleições na prática contando com relatos de como foram campanhas de sucesso de diversas lideranças políticas eleitas pelo país.

O curso tem algum custo?

A formação é 100% gratuita. Há um depósito de compromisso de R$ 400,00 com o objetivo de garantir o comprometimento com o curso, que pode ser ressarcido caso o aluno cumpra todos os critérios acadêmicos necessários para se formar. Estabelecemos condições para concessão de isenção de até 100% deste depósito, e/ou, parcelamento do valor em edital específico a partir de alguns critérios a serem compartilhados na aprovação do aluno. Caso você desista do curso, ou não atinja os requisitos mínimos para conclusão, o depósito de compromisso não seráé reembolsado.

Quem são os professores e mentores do curso?

Os mentores e os professores do RenovaBR são pessoas altamente qualificadas e selecionadas pelo nosso time. A seleção dos mesmos é focada em pessoas que tenham a capacidade de desenvolver os alunos e alunas de forma neutra, sem direcioná-los para algum lado político específico, tendo em vista que nossa agenda se restringe à defesa da democracia, do diálogo e de políticas baseadas em dados e evidências.

O que acontece após a formação no RenovaBR? 

Caso cumpra todos os critérios para se formar, os alunos e alunas formados são integrados à comunidade Alumni RBR, que conta com uma plataforma exclusiva para networking, acesso a conteúdos, oportunidades e eventos. Também são oferecidos cursos de formação continuada para alunos eleitos com foco em mandatos.

O RenovaBR possui compromisso com a representatividade na política?

Sim, o RenovaBR busca garantir a participação de pessoas de diferentes regiões, gêneros e raças, além de grupos minoritários historicamente sub-representados na política, como pessoas com deficiência, indígenas, travestis e transsexuais.

Como é o formato das aulas online e dos encontros presenciais?

O curso é realizado de forma híbrida, com a maior parte sendo online e assíncrona (o estudante pode acessar as aulas quando e onde quiser, não precisa estar presente em tempo real) e um calendário de aulas online síncronas (o estudante deve estar presente em tempo real, mesmo online). Porém, o curso também conta com encontros presenciais pré-agendados durante o processo, que serão divulgados junto à entrada da primeira turma.

Quais são os critérios avaliados na seleção dos alunos?

O RenovaBR leva em consideração principalmente o quanto o candidato está alinhado aos valores da instituição, o quanto está engajado e de fato tem interesse em se candidatar em seu município, assim como o alinhamento com as competências avaliadas em nossa matriz referenciados acima (integridade, espírito público e democracia, autoconhecimento e liderança, pensamento crítico, comunicação e mobilização).

Posso me candidatar para mais de um cargo? Vereador(a), Prefeito(a) ou Vice-prefeito(a)?

Você não precisa entrar no RenovaBR já sabendo para o que vai se candidatar exatamente, isso pode ser decidido conforme o andamento do curso. Porém, lembre-se de que, caso você vá se candidatar para as eleições, você pode concorrer a apenas um cargo.

Quanto tempo após a inscrição receberei um retorno sobre a aprovação ou reprovação na primeira etapa?

O retorno de aprovação na primeira etapa, para as bancas virtuais, se dará a partir da segunda quinzena de junho de 2023. Porém, como as bancas irão ocorrer até setembro de 2023, caso não receba um retorno, você deve aguardar um pouco mais, pois podemos fazê-lo até essa data.

Quanto tempo após a etapa de bancas virtuais receberei um retorno sobre a aprovação ou reprovação final?

Os retornos sobre a aprovação ou reprovação nas bancas podem ocorrer até setembro de 2023, de acordo com as entradas de turmas previstas para agosto, setembro e outubro.